5 de ago de 2009

Gripe Porca - A teoria

Eu não sei direito por onde começar, mas já aviso que é bem louco :P . Primeiro vamos lembrar da Gripe aviária. Diziam que ia se alastrar por todo o planeta, iam morrer zilhões de pessoas. Calamidade pública, as aves iam migrar de um continente pra outro, levando o vírus. O que aconteceu ? Meia dúzia de mortes no Oriente.

Outra coisa, a relação entre o contágio e a letalidade de um vírus é inversamente proporcional. Tá, até eu me perdi, eu explico. Por exemplo, o vírus da gripe normal, ele é altamente contagioso pq ele se instala no organismo, se reproduz e tem tempo de ser repassa ao outro organismo, pq não mata o primeiro hospedeiro. É raro ver alguém morrer de gripe, apesar de que 70 mil pessoas morrem de gripe em 2007. Ao contrário do vírus Ebola. Que se instala no organismo, se reproduz muito rápido e depois de algumas horas o organismo já está sangrando por todos os orifícios do corpo. [qual é pessoal ? O post é sério, sem malícias aí] Ele não tem tempo hábil para ser transmitido a outro organismo. Por esse motivo, ele fica "preso" numa região da África, não havendo relatos de Ebola em humanos em outros continentes. Existem 1500 casos de Ebola comprovados, dos quais 1000 faleceram.

O que vemos nessa gripe suína aí ? O maior problema é a velocidade com que o vírus se propaga. Ele é altamente contagioso, não há como negar. Mas e os óbitos ? Várias das pessoas que morreram já tinham algum tipo de complicação de saúde. Mas na imprensa eles só anunciam as mortes. Deveriam fazer um cálculo dividindo o número de pessoas infectadas por óbito e ver se a situação é preocupante mesmo. Como eu já falei, 70 mil pessoas morreram de gripe comum em 2007, alguma nota no jornal ? Todos os dias morrem pelo menos duas pessoas de tuberculose em Porto Alegre, isso passa no Jornal do Almoço ?
É estranho ver que a gripe chegou no nosso estado bem quando apareceram alguns escândalos envolvendo o governo Yeda, e se alastrou pelo Brasil quando começaram a pressionar a renúncia do Sarney.

Agora vem a teoria da conspiração. Pois bem, todos sabem que até pouco tempo atrás, vivíamos uma crise mundial. Um dos poucos setores que não foi afetado foi o setor farmacêutico, mas tinha um laboratório em especial, que sofreu com a crise. O Laboratório Roche sofre uma queda em suas finanças no início desse ano. Imagina se eles ficariam pra trás de seus concorrentes que subiam suas ações e aumentavam sua fortuna ? Claro que não, tinham que tomar uma medida urgente. Ninguém gosta de ficar pra trás, ainda mais em uma crise. Diante disso fecharam acordo com um outro laboratório de pequeno porte para distribuir alguns medicamentos. dentre eles o Tamiflu. Esse Tamiflu é um medicamento capaz de combater inúmeros tipos de gripe e de comercialização EXCLUSIVA do laboratório Roche. Até aqui tudo é verdade, a partir daqui é teoria da conspiração, devaneio, o qualquer nome que tu quiseres colocar. O que impediria o laboratório Roche de ter desenvolvido esse vírus dentro de um laboratório e espalhado por aí? O único medicamento capaz de combater sua criação, seria um medicamento da própria empresa, o que renderia milhões pra Roche. Uma empresa diante do desespero de uma crise, perdendo dinheiro diariamente, poderia chegar a tal ponto ? Existem boatos de que o vírus da AIDS foi feito em laboratório, pq esse não poderia ? Afinal é uma mistura de partes de DNa do vírus influenza com partes de DNA de um suíno. Não sei se teria como fazer isso dentro de um laboratório, mas se conseguem fazer clones e tudo mais, não duvido que consigam fazer isso.

OK, já dei minha pitada de William Bonner por hoje. E agora vocês tem certeza de que eu sou louco. :P

Nenhum comentário:

Postar um comentário